8 - O Teiú e a Cobra

No sertão da Bahia existia uma família de Teiús muito lindinha. Uma teiuzinha se chamava Tetéia Teiú e seu irmão acabou ficando com o apelido de Teiú Medroso, porque vivia correndo de tudo que por lá aparecia.

Depois de uma pedreira havia uma toca onde morava uma família de cascavéis. E não é que um dia Teiú Medroso se encontrou, no meio da pedreira, com um filhote de cascavel? Teiú Medroso resolveu se esconder, correr, mas escorregou muito na pedra e acabou encurralado e lá vieram mais três filhotes de cobras e Teiú achava que teria de lutar. Mas ele se lembrou de que aprendeu a perdoar e a não se meter em confusão e em violência. E agora, como fazer? As cobrinhas foram e atacaram Teiú Medroso de tal forma que ele não teve escolha, pois, por mais que quisesse conversar e resolver no diálogo, não






conseguia e achou que iria ficar muito machucado se não se defendesse.

Teiú tinha um instinto de luta, principalmente contra cobras. Ele nem acreditava no que descobriu de que seria capaz. Teve, na verdade, uma bela de surpresa, seus golpes eram tão rápidos e certeiros, fazia tantos truques de luta e colocou as cobrinhas safadinhas para correrem.

Elas disseram:

-Espera que vamos chamar nosso pai.

Teiú Medroso nem sabe porque, mas esperou. Sentia mais coragem. Ele descobriu habilidades que nem imaginava possuir. Como foi bom passar por tal problema; agora sabia que podia enfrentar e vencer.

Seu Cascavelho – assim era o nome da cobra – chegou e era uma baita duma cobrona. Balançou o chocalho e deu logo o bote.

Mas Teiú Medroso, apesar de ser novo ainda, se defendeu bem e até mesmo segurou a cobra pelo pescoço que ficou lá pedindo socorro. Teiú deixou-a ir embora e nunca mais foi molestado.

E seu nome mudou; agora todos o chamam de Teiú Corajoso.

“A capacidade de luta que há em você precisa das adversidades para revelar-se[1]".
“Coragem é quando se domina o medo, e não quando se tem ausência dele.”[i]
[1] Idem
[i] Autor desconhecido

Nenhum comentário: